Projeto de desenvolvimento infantil
Pretende oferecer um acompanhamento multidisciplinar a crianças com ou sem alguma alteração no desenvolvimento neuro-psico-motor.
Pretende oferecer um acompanhamento multidisciplinar a crianças com ou sem alguma alteração no desenvolvimento neuro-psico-motor.
Por acompanhamento multidisciplinar entende-se que as crianças que integram o projeto começam por ser avaliadas pela nossa equipa, que é constituída por profissionais das várias valências técnicas (psicologia, neuropsicologia, terapia da fala e terapia ocupacional), com objetivo de identificar patologias e/ou sintomatologia que justifique a integração num programa de intervenção multidisciplinar.
Com base no pressuposto que a intervenção precoce num quadro patológico oferece um prognóstico muito mais favorável no sentido da minimização das dificuldades resultantes da patologia ou na extinção de determinada sintomatologia; pretendemos identificar precocemente todas as dificuldades da criança e proceder à intervenção.
De acordo com os resultados da avaliação inicial, a equipa do projeto reúne-se para construir um plano de intervenção individualizado e adaptado à sintomatologia e/ou patologia daquela criança em específico. Após a concretização do plano de intervenção a equipa reúne-se regularmente para discutir a evolução do caso clínico e adaptar as estratégias a desenvolver.
Sempre que possível e que justifique, será efetuada a articulação com o contexto escolar e familiar da criança.
Conscientes do grande investimento financeiro que implica a integração da criança num conjunto de consultas regulares, disponibilizamos pacotes de consultas que pretendem diminuir as dificuldades a esse nível.
Direcionado para reabilitação neuro-psico-motora e promoção da saúde da população adulta e idosa.
Tomando como pressuposto que o envelhecimento começa desde o nascimento e que não deve ser encarado como uma sentença à saúde e à qualidade de vida, pretendemos desenvolver um plano de intervenção, não só centrado na intervenção das patologias já existentes, mas também na prevenção e promoção da saúde.
É sabido que o investimento na promoção da saúde favorece um envelhecimento saudável, ou seja, que à medida que a idade avança, seja mantida a capacidade cognitiva, autonomia e funcionalidade da pessoa.
Neste projeto também se incluem casos que apresentem uma grande probabilidade de desenvolver um quadro demencial (suportado na questão hereditária frequentemente associada às demências como Alzheimer), cuja intervenção (através de avaliações médicas regulares e treino cognitivo e motor) permite o retardamento dos efeitos mais incapacitantes resultantes desse quadro.
Também se incluem neste projeto, casos de adultos que tenham padecido de alguma condição (ex. AVC, traumatismo crânio-encefálico, acidente de aviação, entre outras) da qual tenha resultado numa perda de capacidade física ou intelectual.
Seja qual for o motivo da procura, a equipa do projeto reúne-se para avaliar a função afetada (ex. linguagem, memória, marcha, etc) e desenvolve um plano de intervenção multidisciplinar que promova a reabilitação e/ou treino dessas funções.
Conscientes do papel, importância e dificuldades dos cuidadores, também pretendemos inclui-los no projeto e disponibilizar apoio psicológico e ações de partilha de informação e de sensibilização.