O Human Design é um sistema que combina elementos da astrologia ocidental, do sistema chinês dos I Ching, da Cabala e da física quântica para criar um sistema de autoconhecimento e compreensão da natureza humana. Foi desenvolvido pelo analista de sistemas canadense Ra Uru Hu (Robert Allan Krakower) em 1987.
De acordo com o Human Design, cada pessoa possui um "design" único e específico que é determinado pela data, hora e local de nascimento. Esse design é representado por um gráfico chamado "Carta do Human Design" ou "Carta Rave". Essa carta inclui elementos como os centros de energia, os canais de comunicação, os portões e as linhas, que são interpretados para fornecer informações sobre a personalidade, o propósito de vida, os relacionamentos e outros aspetos da experiência humana.
O Human Design ajuda-te a tomar as decisões corretas para ti, uma vez que essas estarão alinhadas com o teu ser. É um trabalho contínuo de autoconhecimento, consciência e evolução, no sentido de te tornares o mestre de ti próprio.
Qual o princípio base do Human Design?
Human Design é um sistema de autoconhecimento que explora quem és, para poderes viver de acordo com o teu ser, com mais consciência e menos resistência. Além disto, ajuda-te a tomar as decisões corretas para ti, uma vez que estarão alinhadas com o teu ser. Verás que será mais fácil viveres a vida que estás aqui para viver e, dessa forma, cumprires o teu propósito.
Permite que vivas a tua verdade interna e individualidade;
Conheceres e seres quem És;
Respeitares o teu Ser, a tua singularidade e a tua verdadeira natureza;
Potencia os teus dons;
Aprenderes com as tuas vulnerabilidades;
Ajuda a equilibrar os teus relacionamentos;
Maior facilidade em gerir os desafios que fazem parte da vida diária;
Diminuição da sensação de sobrecarga física e emocional;
Potencia o teu crescimento pessoal;
Melhoria na qualidade de vida.
Vivemos num mundo que nos condiciona, que nos tenta impor verdades, como se fossemos elementos homogéneos. Acabamos por ser o que os outros querem que sejamos e ficamos, assim, vítimas desse condicionamento. A turbulência da nossa mente, ajuda a criar, dentro de nós mesmos, batalhas internas que escondemos e resistimos a reconhecer. Com o passar do tempo, corremos um sério risco de nos perdermos de nós próprios e de não viver. Acabamos por ser apenas o que os outros permitem que sejamos. Nada está fora de ti quando descobres e vives de acordo com a tua verdade interna. Verás que estarás sempre no local certo a viver a experiência correta para ti.
Human Design: Tipos
Dentro do sistema do Human Design, os subtipos referem-se a diferentes variações da natureza e do comportamento das pessoas com base em como elas interagem energeticamente com o mundo ao seu redor.
Manifestador
Os manifestadores representam cerca de 9% da população e têm a capacidade de iniciar ações e impactar o mundo ao seu redor. Eles têm uma aura "fechada" e, muitas vezes, podem parecer distantes ou inacessíveis. Eles são projetados para trabalhar de forma independente e têm uma energia de "puxar" que atrai outras pessoas para ajudar a concretizar seus projetos.
Gerador
Os geradores compõem a maior parte da população, representando cerca de 70%. Eles são pessoas enérgicas e vitalizadas, projetadas para trabalhar de forma consistente e sustentada. Sua aura é "aberta" e envolvente, o que atrai oportunidades e outras pessoas para colaborar com eles. Os geradores são considerados o motor da sociedade.
Projetor
Os projetores representam cerca de 20% da população. Eles têm uma aura "penetrante" que é capaz de ler e compreender profundamente as energias das outras pessoas. São excelentes observadores e conselheiros, projetados para oferecer orientação e sabedoria aos outros. Eles funcionam melhor quando são reconhecidos e convidados a participar, em vez de iniciarem ações por conta própria.
Refletor
Os refletores são a menor parcela da população, representando apenas cerca de 1%. Eles têm uma aura "resistente" e são altamente sensíveis às energias ao seu redor. Os refletores refletem a saúde geral da comunidade e são profundamente influenciados pelo ambiente em que vivem. Eles precisam de tempo para tomar decisões importantes e prosperam em ambientes harmoniosos.